ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Mai/2021

Açúcar: dólar mais fraco ante Real eleva os futuros

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (20/05) na Bolsa de Nova York. O vencimento julho, o mais líquido, avançou 9 pontos (0,53%) e fechou a 17,04 centavos de dólar por libra-peso. O mercado foi, em parte, impulsionado mais uma vez pelos fundamentos altistas, como a perspectiva de clima seco no Centro-Sul do Brasil.

Os investidores continuam atentos às condições climáticas nas próximas duas semanas, já que os fatores meteorológicos da região serão decisivos para a safra de cana-de-açúcar. As chuvas em 2020 foram instáveis e abaixo da média. O tempo seco continua em 2021. Eventos como geada e floração podem influenciar a qualidade da produção. As cotações do açúcar refletiram também os sinais macroeconômicos mistos, como o enfraquecimento do dólar ante o Real e o recuo do petróleo.

A desvalorização da divisa norte-americana favoreceu os contratos, já que tende a desestimular as exportações brasileiras e pode levar a uma menor oferta global. O recuo do petróleo, por sua vez, limitou os ganhos das cotações por desfavorecer a competitividade relativa do etanol, o que pode resultar em um mix mais açucareiro no Brasil.