ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mai/2021

Açúcar: petróleo e ajustes técnicos elevam futuros

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta segunda-feira (17/05) na Bolsa de Nova York. O vencimento julho, o mais líquido, avançou 3 pontos (0,18%) e fechou a 16,99 centavos de dólar por libra-peso. As cotações foram impulsionadas pela valorização do petróleo nas bolsas internacionais, com o qual o etanol estabelece concorrência.

O avanço do combustível fóssil aumenta a competitividade relativa do biocombustível, o que pode levar as usinas brasileiras a destinarem mais cana-de-açúcar para a produção do etanol. Além disso, compras de oportunidade impulsionaram o açúcar, já que o contrato mais líquido havia recuado nas três sessões anteriores, acumulando perda de 88 pontos no período. O foco do mercado de açúcar passa a incluir nesta semana também a demanda, tanto por parte de fundos quanto pelas usinas que produzem biocombustíveis.

O recuo dos preços futuros nos últimos três dias da semana passada indica que especuladores e fundos reduziram suas posições no açúcar desde o dia 11. Na última semana, o vencimento julho do açúcar acumulou queda de 3,03%. Quanto à oferta, o foco segue no Centro-Sul do Brasil. Segundo a Somar Meteorologia, o começo da semana ainda deve ser de tempo firme na Região Sudeste, com aumento de temperatura nesta terça-feira (18/05) na região leste do Estado.