ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mai/2021

Açúcar: futuros recuam com o embolso de lucros

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quarta-feira (12/05) na Bolsa de Nova York. O vencimento julho, o mais líquido, recuou 26 pontos (1,44%) e fechou a 17,84 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos foram pressionados por embolso de lucros por traders, após a commodity ter atingido o maior patamar dos últimos quatro anos na sessão anterior. O fechamento do açúcar em 18,10 centavos de dólar por libra-peso no dia 11 de maio foi o maior desde março de 2017.

Há algum tempo, os preços vêm sendo impulsionados pela perspectiva de um déficit no mercado mundial de açúcar na temporada atual, embora a próxima safra possa se caracterizar por um mercado mais equilibrado. O Brasil, maior produtor de açúcar do mundo, deve processar menos cana-de-açúcar nesta temporada em virtude da seca prolongada. Essa perspectiva do mercado de menor produção brasileira foi confirmada hoje pelos dados quinzenais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O relatório mostra que usinas e destilarias da região Centro-Sul processaram 29,594 milhões toneladas de cana-de-açúcar na segunda quinzena de abril, queda de 25,51% em comparação a igual período de 2020, quando foram moídos 38,192 milhões toneladas. A produção de açúcar no período foi de 1,515 milhão de toneladas nos últimos 15 dias do mês, queda de 25,49% ante os 2,033 milhões de toneladas do mesmo período de 2020. Esses números, contudo, apesar de serem altistas para a commodity, já eram esperados pelos investidores.