ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Abr/2021

Cana: preços do açúcar e do etanol devem avançar

Os preços de açúcar e etanol na safra 2021/2022 devem ser mais altos do que na temporada anterior, mas a queda na moagem e o aumento dos custos de produção podem representar desafios para usinas, de acordo com estimativa preliminar do especialista de açúcar e etanol do Brasil. Existe uma tendência positiva no curto prazo para os resultados de empresas do setor sucroenergético. O dólar forte ante o Real, que eleva os preços em Reais do açúcar, também pesa sobre os custos.

Em 2020, os preços de fertilizantes foram relativamente comportados em dólar, assim como o preço do diesel. Levando em conta a melhora nos preços, mas também a alta de custos, a piora no ATR da cana-de-açúcar e a redução nas margens esperados para 2021/2022, a estimativa preliminar do Rabobank é de receita das empresas próxima à registrada em 2020/2021. Lembrando que o resultado de 2020/2021 foi excelente. O setor sucroenergético é muito heterogêneo, e há empresas muito melhores e muito piores do que a média.

Para um prazo mais longo, a perspectiva é positiva. É importante ressaltar os padrões de investimento ESG (meio ambiente, social e governança) e as novas fontes de financiamento, como os CRAs e as ofertas públicas de ações. É possível que em 2021 tenhamos novo aumento nas emissões de CRA e que haja um novo IPO após o da Jalles Machado (empresa do setor sucroenergético que fez sua oferta inicial de ações em fevereiro). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.