ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Abr/2021

Etanol: preços em alta no 1º mês da safra 21/22

Neste primeiro mês oficial da moagem da safra 2021/2022, os preços dos etanóis hidratado e anidro estão subindo com certa força no estado de São Paulo. O impulso vem do ainda gradativo avanço da moagem em algumas usinas do Centro-Sul e da volta da demanda por parte de distribuidoras. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado, em São Paulo, tem média de R$ 2,6747 por litro, alta de 3,46% frente à semana anterior.

O Indicador CEPEA/ESALQ do anidro está corado a R$ 3,0125 por litro, elevação de 4,15% no comparativo com a semana anterior. No acumulado da parcial de abril (considerando-se os Indicadores da última semana cheia de março/2021 e os da semana passada), os aumentos são de 15,5% no caso do hidratado e de expressivos 19,3% no do anidro. Esse cenário é bem diferente do observado em 2020, quando os preços oscilavam com certa força, evidenciando que o mercado ainda não tinha uma tendência definida.

Em abril do ano passado, vale lembrar, o Brasil passava pelos primeiros períodos de isolamento social, por conta do avanço do coronavírus no País, e os preços externos do petróleo chegaram a operar em valores negativos. Além disso, a Petrobras anunciava reajustes no valor da gasolina nas refinarias. A diferença entre os preços dos etanóis anidro e hidratado está em 11,9% na parcial de abril deste ano no estado de São Paulo.

Apesar de esse spread estar abaixo do verificado em período equivalente de 2020, quando esteve em 14,8%, ele vem crescendo desde a primeira semana de abril. Ao longo da temporada passada (2020/2021), a média do spread foi de 14,1%. Em termos de preços relativos, nos últimos sete dias, o do anidro esteve 7,9% acima do hidratado em São Paulo. O preço do açúcar esteve 13,5% maior que o do anidro e 22,5% acima do hidratado no mesmo comparativo. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.