ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Abr/2021

Açúcar: futuros em alta pela 5ª sessão consecutiva

Os futuros de açúcar demerara fecharam em forte alta nesta quinta-feira (15/04) na Bolsa de Nova York, ampliando os ganhos expressivos do pregão anterior. O vencimento julho, o mais líquido, avançou 43 pontos (2,71%) e fechou a 16,31 centavos de dólar por libra-peso. Foi a quinta sessão consecutiva de alta. Fundos e especuladores estão recomprando posições vendidas em meio a um maior otimismo com a economia global.

Uma expectativa de melhora do crescimento global deve influenciar todas as commodities, em maior ou menor grau. Desde a semana encerrada em 8 de janeiro, especuladores reduziram suas apostas na alta dos preços do demerara em 100 mil lotes. Já os fundos de índice diminuíram o saldo comprado em 46 mil lotes. Agora, com uma perspectiva mais positiva para as commodities, esses agentes estão recomprando contratos.

Nesta sessão, fatores macroeconômicos positivos também contribuíram para a alta do açúcar como a valorização do petróleo e o enfraquecimento do dólar ante o Real. É que a alta do combustível nas bolsas internacionais melhora a competitividade relativa do etanol e pode favorecer um mix mais alcooleiro no Brasil. O desempenho negativo da divisa norte-americana, por sua vez, desestimula as exportações por usinas brasileiras, o que pode influenciar em um aperto momentâneo da oferta global.