ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Mar/2021

Etanol traz oportunidades para o Brasil na Índia

O embaixador da Índia no Brasil defendeu a entrada no mercado de seu país de empresas brasileiras de etanol. A produção do biocombustível na Índia é crescente e deve impulsionar o setor globalmente. É uma oportunidade para que empresas brasileiras se unam com empresas indianas para entrar nesse mercado, formando parcerias e joint ventures. A Índia antecipou a meta de blend de 20% de etanol na gasolina de 2030 para 2025. Em 2014, o blend era de 1%.

Ano passado, chegou a 8,5%, e no ano que vem será de 10%. Para o blend de 10%, a Índia precisa de 4 bilhões de litros. Para 20%, serão quase 10 bilhões de litros. É um mercado de US$ 8,5 a US$ 9 bilhões. Dos 10 bilhões de litros que o país planeja usar, 6 bilhões devem vir da cana-de-açúcar e o restante, de outras matérias-primas. Para justificar o aumento do uso do etanol, ele ressaltou as vantagens ambientais do biocombustível, além do fato de o país ter superávit de açúcar e altas importações de petróleo.

A Índia lançou programas de financiamento para acelerar esse processo, e há diversas novas unidades de etanol em processo de construção, a maior parte para produzir o biocombustível de segunda geração. Muitas usinas de açúcar estão fazendo também unidades para produção de etanol. E muitos se beneficiam da experiência brasileira, inclusive procuram visitar o Brasil. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.