ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mar/2021

Açúcar: situação nos portos brasileiros preocupa

O atraso na colheita de grãos no Brasil pode atrapalhar as exportações de açúcar a partir de abril devido a um possível congestionamento de navios nos portos. O mercado monitora a situação principalmente no Porto de Santos (SP), por onde é escoado mais de 80% do açúcar brasileiro, e já faz ajustes. Na expiração do contrato para março de 2021 na Bolsa de Nova York estimava-se uma entrega de 1,3 milhão de toneladas, mas acabou sendo de menos de 900 mil toneladas porque recebedores já temiam fila de navios nos portos brasileiros. A avaliação é de que haverá sobreposição de embarques de soja e açúcar nesse primeiro trimestre e no início do segundo. Conforme a agência Williams Brazil, o tempo de espera para embarcações atracarem nos terminais de açúcar e grãos no Porto de Santos está dentro da média.

No entanto, a safra do açúcar no Centro-Sul brasileiro só começa em abril e a colheita de grãos ainda está no início. Os terminais que embarcam açúcar estão com dois ou três dias de espera, e os de grãos com 15 dias. Nos próximos meses, com maior movimentação de cargas agrícolas, a espera para carregar soja deve ser de até 30 dias, o que não é um problema grande, considerando a infraestrutura muito pujante para escoar o agronegócio. Eventual dificuldade pode surgir a depender do "timing" das safras. A safra do açúcar também está começando com algum atraso, em torno de duas semanas. Então, um possível pico dos embarques de soja em maio, e não em abril, afetaria o açúcar, cujo carregamento estaria crescendo. No ano passado o terminal 12A, da Cofco, no Porto de Santos passou, em julho, a exportar açúcar em vez de grãos, o que não está confirmado para este ano.

Então deve haver pelo menos um terminal a menos trabalhando com açúcar. A Cofco afirmou que neste momento está operando com soja no terminal, mas não disse se há plano de mudança ao longo do ano. A safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul começa oficialmente em 1º de abril, mas deve atrasar algumas semanas por causa do tempo seco ao longo do ano passado e neste início de 2021. O País deve exportar em 2021/2022 25 milhões de toneladas de açúcar, abaixo da atual safra, mas acima do volume embarcado nos anos anteriores. Quanto à exportação de soja, deve chegar a 15 milhões de toneladas/mês de março a maio. O milho, que como a soja tem a colheita da 1ª safra atrasada, também colocará pressão nos portos. Embora o volume exportado do grão seja menor do que o de soja, ele é mais concentrado no Porto de Santos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.