ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2021

Açúcar: setor avalia melhor momento para moer

Segundo o Itaú BBA, a questão principal do mercado de açúcar neste momento é se os produtores devem aguardar o desenvolvimento da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul do País para conseguir melhor produtividade ou se colhem para aproveitar os preços remuneradores atuais, tanto para açúcar quanto para etanol.

Com os preços atuais do etanol batendo recordes históricos, a grande questão do mercado neste momento se volta para a conta do trade-off entre melhores produtividades esperando a cana-de-açúcar se desenvolver ou a captura dos bons preços de etanol colhendo a cana-de-açúcar antecipadamente. Como houve seca na região em 2020, o desenvolvimento do plantio atrasou, o que faz com que o início da colheita em 2021, que naturalmente começaria entre março e abril, também atrase.

O período seco em 2020 atrasou o desenvolvimento das soqueiras para colheita em 2021, o que sugere que deve haver um atraso no início da colheita para ajudar a recuperar parte da produtividade comprometida, ou seja, melhores TCH (tonelada de cana por hectare) e ATR (açúcar total). No entanto, tanto açúcar quanto etanol bateram recordes de preços em Reais.

O açúcar pela oferta restrita e o biocombustível pelo avanço da gasolina. Há quem prefira colher a cana-de-açúcar, mesmo com produtividade menor. O mercado também monitora as condições climáticas no Centro-Sul, já que são necessárias chuvas para desenvolvimento da cana-de-açúcar. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.