ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Fev/2021

Etanol: intervenção na Petrobras afetará o setor

O pedido de substituição do presidente da Petrobras feito pelo Ministério de Minas e Energia é visto pela agência de classificação de risco de crédito Fitch Ratings como um aumento de incertezas para o setor de etanol no Brasil. A dinâmica de preços do combustível está fortemente correlacionada com a política de preços da estatal. Qualquer possível mudança na política de preços da Petrobras que se desvie da paridade de importação, como ocorreu anteriormente, provavelmente colocaria em risco a esperada recuperação do setor de etanol. A competitividade do etanol hidratado como substituto da gasolina no Brasil diminui quando o preço do combustível fóssil cai.

A manutenção da atual política de paridade de importações da Petrobras é importante para a recuperação do setor de etanol nacional em 2021. Em 2020, os produtores de etanol com pouca presença de açúcar no mix foram os mais afetados pela menor demanda e volatilidade do preço do petróleo que se seguiram ao surto da pandemia de coronavírus no Brasil. Embora a perspectiva seja estável para 70% das empresas brasileiras de açúcar e etanol avaliados, a perspectiva é positiva para o setor. A expectativa de recuperação dos preços médios do petróleo, aliada ao relaxamento das medidas de distanciamento social no Brasil, deve contribuir para o aumento da demanda por etanol em 2021, sustentando a geração de caixa dos produtores brasileiros.

As empresas com grande presença de açúcar no mix de produtos se sairão ainda melhor, pois continuam a se beneficiar da recente alta nos preços do açúcar e dos níveis historicamente elevados de posições protegidas de açúcar. Produtores de etanol de milho, como FS Agrisolutions, seriam os mais afetados por uma mudança na política de preços da Petrobras, uma vez que o etanol representa mais de 70% de suas receitas. Empresas como Jalles Machado, Açucareira Quatá e Usina Santo Angelo também poderiam ser afetadas, embora seus ratings incorporem a exposição relevante dessas empresas ao mercado de açúcar.

A mudança na política de preços também pode pressionar a geração de fluxo de caixa da Raízen Energia, Raízen Combustíveis e da Biosev. As condições do mercado de etanol melhoraram rapidamente, e as empresas bem administradas devem apresentar fluxo de caixa livre positivo e alavancagem em declínio em 2021. A demanda de combustível, incluindo etanol hidratado e gasolina, está se recuperando e encerrou 2020 em queda de 9% em relação a 2019, comparando favoravelmente com a queda média de 23% no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.