ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Fev/2021

Etanol: preços em alta acompanhando a gasolina

O mês de fevereiro vai caminhando para o fim com fortes altas no preço do etanol ao produtor. Além de período de entressafra, nos últimos sete dias, em específico, o aumento no preço da gasolina nas refinarias também influencia as cotações do biocombustível nos mercados da Região Centro-Sul. Em São Paulo, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado (preço ao produtor) está cotado a R$ 2,5268 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), forte avanço de 12,43% nos últimos sete dias, a valorização semanal mais expressiva do biocombustível nesta safra 2020/2021.

No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ apresenta avanço de 10,63% no mesmo comparativo, com média de R$ 2,7649 por litro (sem PIS/Cofins). Além de São Paulo, o Indicador semanal do etanol hidratado em Mato Grosso (considerando-se os negócios direcionados ao abastecimento do próprio Estado) também registra aumento, de 8,19% nos últimos sete dias.

Em Goiás, as altas no período são de 10,27% para as vendas visando o abastecimento do próprio Estado e de 8,5% para os negócios direcionados a outras unidades da federação. Em termos de preços relativos, o anidro remunerou 4,8% mais que o hidratado em São Paulo nos últimos sete dias. O açúcar remunerou 20,1% mais que o anidro e 25,9% mais que o hidratado no mesmo período. Esses valores relativos ao açúcar diminuíram na comparação com a semana anterior, dada a forte alta no preço dos etanóis. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.