ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jan/2021

Açúcar: futuros fecham em forte alta em Nova York

Os futuros de açúcar demerara fecharam em forte alta nesta quinta-feira (14/01) na Bolsa de Nova York. O vencimento março subiu 83 pontos (5,24%) e fechou a 16,67 centavos de dólar por libra-peso. O avanço expressivo tem influência tanto de fatores técnicos quanto de fundamentos. O mercado, em especial fundos e especuladores, está testando patamares mais altos após buscar os 16,00 centavos de dólar por libra-peso por algum tempo.

Quando se passa de uma dessas barreiras, o mercado busca ver até onde pode ir. O açúcar chegou a embalar uma sequência de 11 altas entre o fim de 2020 e o início de 2021, mas nem nesse período conseguiu alcançar o valor do fechamento desta quinta-feira (14/01), o máximo foi 16,25 c centavos de dólar por libra-peso, no fechamento de 6 de janeiro.

Em termos de fundamentos, o cenário é altista tanto pelo lado da demanda, com países como Indonésia e China importando volumes expressivos, quanto pela oferta, já que o Centro-Sul brasileiro está em período de entressafra e outros produtores importantes, como a Indonésia, tiveram quebra na produção. Há dúvidas também de quanto açúcar o Brasil poderá vender quando começar a temporada 2021/2022 no Centro-Sul, já que usinas fixaram volumes altos antes mesmo do início da safra.