ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Dez/2020

Açúcar: Reino Unido anuncia cota livre de tarifa

O Reino Unido anunciou uma cota de importação livre de tarifas para 260 mil toneladas de açúcar bruto feito a partir da cana-de-açúcar, que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021. Comunicado no site oficial do governo britânico afirma que a análise do governo concluiu que a cota com esse volume irá ajudar a capacidade de refino de açúcar bruto à base de cana-de-açúcar do Reino Unido e promoverá a possibilidade de escolha do consumidor e de competição no mercado de açúcar do país.

Isso assegurará que o Reino Unido possa agir como um mercado confiável para o açúcar bruto de cana-de-açúcar de países em desenvolvimento e apoiará nossas negociações de acordos de livre comércio. A cota vai durar doze meses e, depois desse prazo, será revisada. Ao longo do ano que vem, o volume importado que exceder a cota terá cobrança de tarifa de 280 libras (R$ 1.870,00) por tonelada. No momento, a tarifa do país ao açúcar importado é de 339 euros (R$ 2.039,52) por tonelada, a mesma da União Europeia.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou que indústria e consumidores terão acesso a um açúcar produzido com o mais alto respeito ao meio ambiente e à proteção social. Em um momento em que todos os países buscam parceiros para garantir cadeiras produtivas que tenham sustentabilidade, o Brasil é um fornecedor privilegiado.

De acordo com a entidade, o Brasil exportou 79 mil toneladas de açúcar para o Reino Unido em 2019 e 186 mil toneladas entre janeiro e outubro deste ano. Em 2020, nossos embarques para o Reino Unido foram ampliados devido a um conjunto de fatores favoráveis, como câmbio e safras menores em outros países produtores. No entanto, é possível observar que os volumes são menores do que a cota anunciada. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.