ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Dez/2020

RenovaBio: meta de CBios para 2021 será cumprida

Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), as metas de produtores e importadores de etanol no programa RenovaBio para 2021 serão cumpridas, ainda que haja previsão de queda na oferta do biocombustível na próxima safra. Para o ano que vem, será necessário emitir 24,8 milhões de Créditos de Descarbonização (CBios). A quantidade de CBios no ano que vem será cumprida além da meta de obrigação das distribuidoras. Não há preocupação com isso. Pelos cálculos da entidade, 85% dos CBios, ou 20,8 milhões, devem ser emitidos pelo setor de etanol (o restante vem de outros biocombustíveis, como biodiesel), e o ano que vem já deve começar com saldo positivo de 3 milhões.

Este ano, serão entregues 18 milhões enquanto a meta das distribuidoras é de 15 milhões. Há preocupações com o cumprimento da meta porque a expectativa é de que a safra de cana-de-açúcar 2021/2022, que começa em abril do ano que vem no Centro-Sul, seja menor do que a atual, e que a produção do biocombustível também caia já que os preços do etanol estão menos competitivos do que os do açúcar. Isso, no entanto, não impedirá a meta de ser cumprida. O primeiro ano do RenovaBio foi positivo, mas houve alguns problemas, como a mudança de metas (uma referência ao corte da obrigatoriedade de compras de CBios por distribuidoras de combustíveis fósseis em decorrência da pandemia de Covid-19).

O importante é que no primeiro ano do RenovaBio está sendo possível cumprir as metas. Em relação às distribuidoras que contestam o programa na Justiça, a entidade afirma que as distribuidoras responsáveis estão cumprindo suas metas. Para os demais casos, há leis. Hoje, 65% das empresas que produzem etanol no País estão certificadas para emitir CBios, o que representa 85% do etanol produzido nacionalmente. São 215 unidades produtoras de etanol certificadas, além de 22 produtoras de biodiesel e uma de biometano. A estimativa é que sejam gerados 18 milhões de CBios este ano e, na safra 2020/2021 (até março), o volume pode alcançar 23 milhões. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.