ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Dez/2020

Açúcar: futuros recuam com dólar forte ante Real

Os futuros de açúcar demerara fecharam em queda na sexta-feira (11/12) na Bolsa de Nova York, pressionados pelo avanço do dólar ante o Real e pelo enfraquecimento do petróleo. O vencimento março recuou 23 pontos (1,57%) e fechou a 14,43 centavos de dólar por libra-peso. A alta da moeda norte-americana tende a estimular as vendas externas brasileiras, enquanto o recuo do petróleo diminui a competitividade relativa do etanol e pode incentivar um mix mais açucareiro no Brasil.

O mercado monitora com atenção também o anúncio da Índia sobre os subsídios às exportações da próxima temporada. Há rumores de que o governo indiano deve anunciar um volume entre 5 milhões de toneladas e 5,8 milhões de toneladas de açúcar para a exportação. Mesmo se o anúncio estiver próximo, a situação ainda é confusa.

O mercado só deve ver uma pressão baixista mais acentuada se o subsídio superar esse volume. O açúcar também passa por uma trajetória de queda no longo prazo, após avanço expressivo nos últimos meses. Os fundos, que impulsionaram a commodity nos últimos meses, têm realizado lucros. Além disso, as chuvas começam a voltar ao Centro-Sul do Brasil, num possível indício de que os danos da seca à próxima safra podem não ser tão fortes quanto se imaginava inicialmente.