ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2020

Etanol: preço médio dessa safra inferior à passada

Na parcial da atual safra 2020/2021, os preços médios dos etanóis hidratado e anidro comercializados pelas unidades produtoras do estado de São Paulo estão 14% inferiores aos observados no mesmo período da temporada anterior (2019/2020), em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IGP-M de outubro de 2020). Esse cenário também é verificado nos demais Estados do Centro-Sul. Em Goiás (considerando-se vendas dentro do Estado), o valor médio do hidratado na parcial desta safra está 15% abaixo do registrado no mesmo período de 2019/2020. Em Mato Grosso do Sul (negócios com destino ao estado de São Paulo e à Região Sul do Brasil), a desvalorização do hidratado é de 12,4%; em Mato Grosso (considerando-se a comercialização para abastecimento do próprio Estado), de 4,8%; em Minas Gerais, de 13,8%; e no Paraná, de 13,4%.

Para esses dois últimos casos, a média representa vendas visando ao abastecimento do próprio Estado comercialização interestaduais. A diminuição nos valores é resultado do menor consumo de combustível em alguns meses deste ano, devido às medidas de restrição de mobilidade que foram adotadas por estados brasileiros para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Além disso, divergências entre Rússia e Arábia Saudita sobre o volume de petróleo a ser ofertado pressionou os valores da commodity. Neste cenário, ocorreram algumas baixas nos preços da gasolina nas refinarias, influenciando as quedas nas cotações do etanol em períodos específicos desta temporada. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado (preço ao produtor) está cotado a R$ 2,0744 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), aumento de 0,59% nos últimos sete dias.

No caso do anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,4205 por litro (sem PIS/Cofins), queda de 0,81% no mesmo comparativo. As usinas estão firmes em suas ofertas, mesmo diante da retração da demanda. Os compradores de pequeno, médio e grande portes seguem retirando produtos adquiridos em semanas anteriores, fechando novos negócios apenas para atender a demandas pontuais. Em termos de preços relativos dos produtos do setor sucroalcooleiro em São Paulo, o valor do etanol anidro está 11,8% maior que o do hidratado nos últimos sete dias. No caso das relações entre açúcar e etanol, o preço do açúcar está 37,2% acima do anidro e 53,4% superior ao do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.