ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2020

Açúcar: UE reduz previsão para safra de beterraba

A beterraba sacarina, fonte de açúcar principalmente na Europa, está sendo colhida atualmente nas regiões produtoras da União Europeia (UE), com previsão de safra moderada. O mercado de açúcar branco, em particular, é bastante escasso. Enquanto o mercado de açúcar bruto (demerara) permanece em alta na Bolsa de Nova York, principalmente nos contratos de março, traders observam fatores preocupantes como o clima no Brasil, a falta de posicionamento do governo da Índia sobre subsídios à exportação na atual temporada e a seca na Tailândia.

Em relação à sacarina de beterraba, o Ministério da Agricultura da França reduziu sua estimativa de safra, de 30,5 milhões de toneladas para 27,2 milhões de toneladas da matéria-prima. Esse número é 28% menor que no ano passado e a menor safra em pelo menos 20 anos. A seca e as doenças nas colheitas estão levando a safra ao mínimo em 19 anos, o que se traduzirá em uma queda acentuada na produção de açúcar. A WVZ, associação da indústria açucareira da Alemanha, também reduziu a expectativa para a produção de açúcar no país de 4,17 milhões de toneladas para 4,1 milhões de toneladas, este é o açúcar que deve ser produzido a partir de uma safra de beterraba de 25,4 milhões de toneladas.

Em suas perspectivas para o outono, a Comissão Europeia estimou a produção de açúcar da União Europeia em 15,9 milhões de toneladas em 2019/2020. Os rendimentos foram revistos para baixo, entretanto. Em termos globais, o déficit em 2019/2020 acabou sendo visivelmente menor do que o esperado por causa da crise da Covid-19. A Organização Internacional do Açúcar (ISO) prevê um déficit adicional em 2020/2021, embora pequeno, em torno de 700 mil toneladas de açúcar. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.