ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Nov/2020

Açúcar: preço global depende de subsídio da Índia

Segundo o Itaú BBA, os futuros de açúcar demerara na Bolsa de Nova York podem avançar a depender do novo subsídio para exportações da Índia, mas a alta pode ser limitada pelas novas medidas de prevenção da Covid-19 e por uma mudança no comportamento da China. A definição do subsídio pelo governo indiano deve ocorrer após a eleição interna este mês. Contudo, já vem sendo ventilado pelo mercado que o suporte ao setor pode ser menor, o que, se ocorrer, tende a abrir espaço para mais altas do demerara na bolsa de Nova York. O mercado espera subsídio para algo em torno de 6 milhões de toneladas.

Caso o governo decida por um volume inferior, a oferta do açúcar no mercado internacional ficará menor do que se espera, o que impulsiona a commodity. Porém, pelo lado da demanda, a possibilidade de nova onda de Covid-19 na Europa preocupa. À medida que a Europa restringe o trânsito de pessoas, o consumo de açúcar poderá sofrer impactos devido às quarentenas. Também há possibilidade de queda no volume de compras da China por causa dos estoques locais elevados e porque tramita um pedido entre os produtores de açúcar para o governo chinês diminuir a compra do açúcar externo. No Brasil, a safra 2020/2021 de cana-de-açúcar está se encaminhando para o fim.

O trabalho pôde ser adiantado porque o tempo seco permitiu que as máquinas ficassem mais tempo na lavoura e as atenções se voltam para 2021/2022, que começa oficialmente em abril do ano que vem. A possibilidade de falta de chuvas e os estoques atuais são alguns dos principais pontos no radar do mercado. O avanço nas cotações internas do açúcar branco, que subiram 16,7% em outubro, para mais de R$ 100,00 por saca de 50 Kg também é destaque. Esse cenário tomou forma a partir da pandemia, devido à postergação e falta de contratos do açúcar por parte da indústria nacional, fazendo com que as usinas direcionassem o açúcar para o mercado externo. A safra se encerrando e os estoques passando a serem consumidos podem continuar dando suporte à alta dos preços do branco no mercado local. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.