ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2020

Açúcar: preços globais estão em tendência de alta

Segundo relatório mensal da Organização Internacional do Açúcar (OIA) divulgado na sexta-feira (06/11), os preços do açúcar no mercado global tiveram elevação em outubro, abandonando o patamar dos últimos oito meses, com a oferta brasileira dando suporte à demanda global da commodity. O vencimento do contrato de outubro de 2020, ao final de setembro, foi significativo tanto pelo valor do spread relativo ao março futuro, de desconto de 44 pontos, quanto pelo volume recorde de açúcar entregue no vencimento.

O movimento do preço, com o spread entre outubro e março diminuindo em cerca de 60 pontos de desconto em meados de setembro, não foi suficiente para conter a demanda. Reflete o aumento da dependência da oferta do Brasil para atender a demanda por importação ao redor do mundo durante últimos meses e daqui para frente. Esse domínio é excepcional no mercado de açúcar e, embora a oferta do Brasil tenha aumentado neste ano, permanece a percepção de que essa fonte não é inesgotável.

Os preços spot do açúcar bruto (medidos pelo preço diário do ISA) ficaram, em média, em 13,73 centavos de dólar por libra-peso em outubro, ante 12,78 centavos de dólar por libra-peso em setembro. O Índice de Preços do Açúcar Branco (ISO) foi, em média, US$ 389,41 por tonelada em outubro em comparação com US$ 363,28 por tonelada no mês anterior. O vencimento do contrato de dezembro em meados de novembro já aponta tendências, com o Brasil provavelmente não se mantendo como o principal fornecedor da demanda global, enquanto o spread dezembro/março tem ficado praticamente estável. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.