ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Out/2020

Etanol: preços avançam com oferta mais ajustada

A oferta de etanol está mais ajustada neste período de proximidade de final de safra, cenário que mantém em alta os preços do biocombustível no estado de São Paulo. Além disso, chuvas em algumas regiões de São Paulo no início da semana passada paralisaram pontualmente a produção, reforçando a diminuição na oferta. Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado combustível está cotado a R$ 2,0452 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), com alta de 1,50% nos últimos sete dias. Esse é o quinto avanço consecutivo dos valores.

No caso do anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,3792 por litro (sem PIS/Cofins), elevação de 2,78% nos últimos sete dias e o sexto aumento seguido. Mesmo com as recentes altas, os preços médios tanto do hidratado quanto do anidro na parcial deste ano-safra 2020/2021 (de abril/2020 até a semana passada) ainda seguem abaixo dos registrados no mesmo período de anos anteriores. Do lado da demanda, as distribuidoras realizam compras pontuais nos últimos sete dias, pois ainda há volumes relativamente elevados a serem escoados das bases, os quais foram adquiridos em semanas anteriores.

O que vem surpreendendo os agentes do mercado é o fato de alguns negócios estarem sendo fechados com o produto a ser retirado em novembro ou dezembro, quando se acredita que a demanda esteja mais aquecida. Esse tipo de negócio não era observado em anos anteriores. Em termos de remuneração dos produtos sucroalcooleiros, o etanol anidro remunerou 11,43% mais que o hidratado em São Paulo na última semana. O açúcar remunerou 24% mais que o anidro e 38,09% mais que o hidratado no mesmo período. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.