ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Out/2020

Etanol: preço nas usinas devem avançar em 2021

Segundo o Itaú BBA, o preço do etanol hidratado nas usinas do Brasil pode chegar a níveis acima dos R$ 2,00 por litro ao longo de 2021. O banco chega a essa estimativa projetando o preço da gasolina com base no preço atual do petróleo e no câmbio de hoje e assumindo uma paridade de 70% entre a gasolina e o biocombustível na bomba. Por causa da baixa oferta de açúcar e dos preços altos na Bolsa de Nova York, usinas fixaram altos volumes do adoçante para a safra 2021/2022, que começa em abril, o que dificulta uma mudança do mix em direção ao etanol.

A baixa disponibilidade tanto do açúcar quanto do etanol indica que as empresas do setor devem ter boas margens no próximo ano. A restrição da oferta do biocombustível aconteceria num momento em que a demanda pelo etanol aumentaria por causa das menores restrições causadas pela Covid-19 e da recuperação econômica do País. Dois fatores limitariam a alta do hidratado: a paridade de 70% com a gasolina, acima desse patamar, o biocombustível deixa de ser competitivo e a possibilidade de importação do etanol norte-americano.

No entanto, a importação não deve preocupar produtores brasileiros: a recuperação dos preços do etanol nos Estados Unidos e a desvalorização cambial implicam em um valor estimado de paridade de importação do produto em patamares superiores às cotações projetadas para o biocombustível no Brasil. No caso de uma possível valorização do Real ante o dólar, pode haver incentivo maior à importação, o que pressionaria o preço doméstico. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.