ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Out/2020

Etanol: comercialização de hidratado bate recorde

Em São Paulo, o volume de etanol hidratado comercializado nos últimos sete dias mais que dobrou frente ao do período anterior e foi o maior de toda a série histórica do Cepea, iniciada em novembro de 2002. O impulso vem da maior demanda, devido à flexibilização das restrições impostas para conter a disseminação do coronavírus e ao consequente aquecimento gradativo da economia. Além disso, muitas distribuidoras tiveram necessidade de reabastecimento após o feriado prolongado da última semana (12 de outubro), quando a movimentação nas estradas é maior. Agentes de usinas, por sua vez, ofertam etanol a valores mais altos, buscando uma recuperação de preços. Ressalta-se que a média deste ano-safra está inferior à da temporada anterior.

Não foram observadas unidades precisando liberar espaço nos tanques nos últimos sete dias, o que ajuda na sustentação do preço. Algumas usinas até seguem estocando seus produtos para vender durante a entressafra. Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,01 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), com forte alta de 6,36% nos últimos sete dias. Para o Indicador CEPEA/ESALQ do anidro, a média é de R$ 2,3149 por litro (sem PIS/Cofins), elevação de 4,15% na mesma comparação. Em termos de remuneração entre os produtos sucroalcooleiros, o etanol anidro negociado em São Paulo nos últimos sete dias remunerou 10% mais que o hidratado. No caso do açúcar, a remuneração foi 22% maior que o anidro e 34% maior que o hidratado, no mesmo comparativo.

O clima favorável à colheita e à moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul brasileiro pode resultar em antecipação do final da safra em algumas usinas. Nestes casos, a previsão é de que o encerramento ocorra entre a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena de novembro. No entanto, agentes do setor têm grande preocupação sobre o efeito da estiagem atual na produção de cana do ano-safra 2021/2022. Dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) indicam que, em setembro, o volume de etanol comercializado pelas unidades produtoras do Centro-Sul foi de 2,86 bilhões de litros, retração de 13,35% na comparação com o mesmo período de 2019. No entanto, como já mencionado, em outubro, as vendas estão se mostrando bem promissoras. De acordo com a entidade, 256 usinas ainda seguiam em operação até o dia 1º de outubro de 2020. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.