ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Set/2020

Açúcar: Brasil buscar discutir a cota com os EUA

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, considerou irrisória a cota de exportação de açúcar livre de tarifas dada ao Brasil pelos Estados Unidos. Há muitos anos o Brasil tenta discutir a cota norte-americana de açúcar e agora o Ministério das Relações Exteriores quer discutir a respeito, aproveitando a abertura brasileira ao etanol produzido nos Estados Unidos. Atualmente, o Brasil pode vender cerca de 150 mil toneladas de açúcar ao ano para os Estados Unidos com alíquota zero.

Acima desse volume, a tarifa é de 140%, sendo que as exportações totais brasileiras de açúcar em 2019 alcançaram 19,03 milhões de toneladas. A ministra elogiou ainda a declaração conjunta entre o Ministério das Relações Exteriores e o governo dos Estados Unidos, em 11 de setembro, em que Brasil e Estados Unidos decidiram realizar discussões orientadas para chegar a um arranjo que aumente o acesso ao mercado do etanol, no Brasil, e do açúcar, nos Estados Unidos.

Segundo o texto, os países também considerarão um incremento no acesso ao mercado de milho em ambos os países. De acordo com o Itamaraty, o mesmo documento será divulgado pelo governo norte-americano. As negociações durarão 90 dias e, pelo mesmo tempo, o governo brasileiro prorrogou a cota isenta de impostos para a importação do etanol norte-americano. Para a ministra, pela primeira vez o açúcar estará nessa discussão comercial entre os dois países, o que é muito importante. Porém, 90 dias podem não ser suficientes. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.