ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Set/2020

Açúcar: produção brasileira pressiona os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em queda nesta quinta-feira (10/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento de outubro, o mais líquido, encerrou com perda de 12 pontos (1,00%) e fechou a 11,91 centavos de dólar por libra-peso. O mercado manteve o movimento de queda. Traders também acompanharam o avanço da produção de açúcar brasileiro, fator baixista para os preços.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que a produção de açúcar na Região Centro-Sul do Brasil avançou 16,34% na segunda quinzena de agosto em comparação com o mesmo período de 2019. No acumulado da safra 2020/2021, houve avanço de 43,76% em relação ao ano passado, chegando a 25,897 milhões de toneladas. O mercado ainda manteve no radar a proximidade do anúncio do novo programa de subsídios do governo indiano às exportações da commodity. Investidores acreditam que deve haver manutenção das cotas da temporada atual.

Nesse sentido, a projeção é de uma possível pressão dos preços no mercado internacional, com a entrada do produto da Índia da temporada 2020/2021, que se inicia em outubro. O enfraquecimento do dólar ante o Real pode ter contribuído para conter perdas mais pronunciadas. A trajetória descendente da moeda norte-americana costuma desestimular as exportações brasileiras, restringindo a oferta da commodity no mercado internacional. A valorização do petróleo melhora a competitividade relativa do etanol.