ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Set/2020

Açúcar: safra da Índia exerce pressão sobre futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em leve queda nesta quarta-feira (09/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento de outubro, o mais líquido, encerrou com perda de 1 ponto (0,08%), a 12,03 centavos de dólar por libra-peso. As cotações mantiveram movimento negativo observado em quatro das últimas cinco sessões, após tentativa de correção técnica no dia 8 de setembro.

O mercado mantém no radar a proximidade do anúncio do novo programa de subsídios do governo indiano às exportações da commodity. Investidores acreditam que deve haver manutenção das cotas da temporada atual. Nesse sentido, analistas projetam uma possível pressão dos preços no mercado internacional, com a entrada do produto da Índia da temporada 2020/2021, que se inicia em outubro.

Fatores macroeconômicos altistas, como o enfraquecimento do dólar ante o Real e a valorização do petróleo no mercado internacional, podem ter contribuído para conter as perdas. A trajetória descendente da moeda norte-americana costuma desestimular as exportações brasileiras, restringindo a oferta da commodity no mercado internacional. A valorização do petróleo melhora a competitividade relativa do etanol.