ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Set/2020

Açúcar: futuros caem com revisão do déficit global

Os futuros de açúcar demerara fecharam em queda nesta terça-feira (1º/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento de outubro, o mais líquido, recuou de 6 pontos (0,47%) e fechou a 12,60 centavos de dólar por libra-peso. As cotações, que mais cedo operavam no campo positivo, inverteram o sinal, refletindo a perspectiva de menor déficit global para a commodity na temporada 2019/2020.

Em relatório trimestral publicado nesta terça-feira (1º/09), a Organização Internacional do Açúcar (OIA), apresentou uma drástica revisão para o balanço global de açúcar. O déficit projetado agora é de 136 mil toneladas ante 9,298 milhões de toneladas previsto anteriormente. Segundo a entidade, os efeitos da Covid-19, como a queda do consumo global, redução da demanda de açúcar subjacente e a maior produção da commodity no Brasil nos últimos meses então entre os motivos para a revisão.

O mercado ignorou, portanto, os sinais macroeconômicos favoráveis, como a desvalorização do dólar ante o Real e o fortalecimento do petróleo nas bolsas internacionais. O recuo da moeda estrangeira costuma desestimular as exportações do Brasil, podendo fornecer um aperto momentâneo à oferta global da commodity. O desempenho positivo do petróleo melhora a competitividade do etanol e pode alterar o mix sucroalcooleiro nas usinas brasileiras.