ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Ago/2020

Etanol: hidratado pressionado por fraca demanda

A necessidade de venda de algumas usinas e a baixa demanda resultam em nova queda do preço do etanol hidratado. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado combustível está cotado a R$ 1,6613 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), baixa de 0,73% nos últimos sete dias. A média da semanal reflete o movimento observado aos negócios realizados até a quarta, quando algumas unidades venderam o biocombustível para abrir espaço nos tanques de armazenagem e o interesse do comprador era pequeno.

Nos dias 13 e 14 de agosto, as cotações se firmaram, sustentadas pelo anúncio, no dia 13 de agosto, de aumento de 4% no preço da gasolina pela Petrobras nas refinarias. Diferentemente do caso do hidratado, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro se mantém estável nos últimos sete dias, a R$ 1,9104 por litro (sem PIS/Cofins), pequena alta de 0,07% no período. Neste caso, a demanda para fora do estado de São Paulo continua dando sustentação aos preços.

O volume de etanol hidratado comercializado no estado de São Paulo nos utimos sete dias registra recuo de 40% em relação ao registrado na semana anterior e 40,2% frente ao mesmo período de 2019. Desde abril/2020 (começo oficial da moagem no Estado) até a semana passada, o volume de etanol hidratado captado foi 46% inferior ao de igual período de 2019. Isso é resultado da demanda retraída desde o começo do ano safra 2020/2021, tendo em vista a queda da circulação de veículos, em função da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Além disso, algumas usinas estão focadas na produção de açúcar, que apresentam exportações aquecidas. Prestes a começar a safra mundial, os valores externos do açúcar atingem patamares elevados, devido à mudança de posições de alguns fundos em meio a notícias positivas, à perspectivas de queda acentuada na produção da Tailândia e da Rússia em 2020/2021 e à demanda da China e Paquistão. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.