ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2020

Açúcar: futuros em alta com recompra de posições

Os futuros de açúcar demerara iniciaram a semana com alta expressiva na Bolsa de Nova York, em um movimento de recuperação técnica. O vencimento outubro ganhou 63 pontos (5,48%) e fechou a 12,12 centavos de dólar por libra-peso, superando o patamar dos 12,00 centavos de dólar por libra-peso, considerado uma barreira para reversão de tendência. As cotações do açúcar foram impulsionadas por recompras de posições por traders após sinais altistas do lado da oferta relacionados à Indonésia e Tailândia.

Foi possível recuperar mais uma vez o ponto médio da faixa de 12,00 centavos de dólar por libra-peso e a reação do spread parece ilustrar uma situação mais apertada de oferta e demanda do que muitos esperavam. A Indonésia informou a autorização para importação de 600 mil toneladas da commodity, ante licença de apenas 20 mil a 40 mil toneladas da semana passada. Obviamente, a ação pegou o mercado de surpresa. Além disso, a trading de açúcar Czarnikow afirmou que a Tailândia vai registrar a menor safra das últimas 11 temporadas, com a produção devendo atingir 7,4 milhões de toneladas.

O avanço da pandemia do novo coronavírus nos principais países exportadores também embalou os preços na sessão desta segunda-feira (27/07). As ideias são de que existe bastante açúcar no mercado mundial, mas o surto generalizado no Brasil e na Índia continua preocupando o mercado. Além disso, a desvalorização do dólar ante o Real também favoreceu a alta do açúcar, uma vez que torna as exportações menos atrativas para usinas brasileiras, podendo levar a um aperto momentâneo da oferta global.