ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2020

Etanol: cotação do hidratado está em recuperação

O preço do etanol hidratado está reagindo de maneira discreta no estado de São Paulo, após permanecer em queda por três semanas consecutivas. As cotações vêm tentando se firmar em patamares mais atrativos para o vendedor. Vale lembrar que o Indicador CEPEA/ESALQ semanal vem oscilando desde o início da temporada 2020/2021, mostrando comportamento ainda indefinido. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado combustível está cotado a R$ 1,6101 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), elevação de 0,68% nos últimos sete dias.

O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol anidro, por sua vez, se mantém estável (0,06%), a R$ 1,8271 por litro (sem PIS/Cofins). O suporte vem da postura mais firme de algumas usinas diante do novo reajuste positivo, de 5%, no preço médio do litro da gasolina nas refinarias no último dia 7 de julho e do leve aquecimento das compras por parte de algumas distribuidoras. Vale ressaltar que volumes expressivos de etanol hidratado foram adquiridos fora do estado de São Paulo (Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso) para serem direcionados, em parte, ao mercado paulista.

Ao longo da atual safra, têm sido poucos os compradores presentes de maneira mais assídua no mercado spot para atender vendas pontuais. Muitos ficam no aguardo de um momento propício para compras, aproveitando a necessidade de venda de algumas usinas. No geral, a entrada de etanol de outros Estados da Região Centro-Sul também tem pressionado as cotações em São Paulo, o etanol tem vindo principalmente de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também há crescimento do fluxo de etanol vindo da Região Centro-Sul para o mercado de São Paulo nos últimos sete dias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.