ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2020

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os futuros de açúcar demerara inverteram o sinal negativo e fecharam em alta nesta segunda-feira (15/06) na Bolsa de Nova York, acompanhando a virada do petróleo. O vencimento outubro, o mais negociado, encerrou a sessão com 9 pontos a mais (0,75%), cotado a 12,13 centavos de dólar por libra-peso. As cotações do açúcar iniciaram o pregão em baixa, pressionadas pelo forte recuo do petróleo nas bolsas internacionais e pela valorização do dólar norte-americano ante o Real.

O desempenho do combustível influencia na competitividade relativa do etanol e pode alterar o mix sucroenergético brasileiro, enquanto o avanço da moeda torna as exportações mais atrativas para as usinas brasileiras. Em parte da sessão, o combustível operava em queda refletindo o temor do mercado financeiro global de que os novos registros de infecção pela Covid-19 nos Estados Unidos e na China pudessem estagnar a recuperação da demanda.

No início da tarde, entretanto, os contratos inverteram a trajetória e passaram a subir acompanhando a melhora nas Bolsas de Nova York. Além disso, o mercado reagiu com otimismo à afirmação do ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos de que enxerga sinais muito bons de recuperação da demanda pela commodity. Esse otimismo chegou aos futuros do açúcar e impulsionou as cotações próximo ao fechamento.