ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jun/2020

Açúcar: futuros em alta com dólar fraco ante Real

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta terça-feira (02/06) na Bolsa de Nova York, ampliando os ganhos da sessão anterior. O vencimento julho, o mais negociado, ganhou 22 pontos (2%), e fechou a 11,22 centavos de dólar por libra-peso. As cotações do açúcar acompanharam os sinais macroeconômicos favoráveis, como o enfraquecimento do dólar ante o Real e o avanço do petróleo.

O desempenho positivo do combustível nas bolsas internacionais influencia na competitividade relativa do etanol brasileiro, podendo favorecer um mix mais alcooleiro no Brasil. A trajetória de queda da moeda norte-americana, por sua vez, torna as exportações menos atrativas para as usinas brasileiras. Além disso, o mercado acompanha as estimativas da Organização Internacional do Açúcar (OIA) para a oferta e consumo globais da commodity.

A entidade revisou para baixo a previsão de déficit na safra 2019/2020, para 9,298 milhões de toneladas. Se confirmado, este será o maior déficit em 11 anos. As estatísticas não levam em consideração os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A produção mundial de açúcar foi projetada em 166,798 milhões de toneladas, o que seria uma queda de 4,44% ante a temporada anterior. O consumo deve ficar em 176,096 milhões de toneladas no ciclo, o que corresponde a uma alta de 1,25% na comparação interanual.