ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jun/2020

Etanol: consumo de veículos leves recuou em abril

Dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apontam retração de 30,2% no consumo de combustíveis, em gasolina equivalente, pela frota de veículos leves no mês de abril ante igual período do ano anterior. O volume registrado de 3,12 bilhões de litros representa o menor valor mensal desde fevereiro de 2010.

No acumulado de janeiro a abril, o consumo de combustíveis no mercado nacional foi de 15,66 bilhões de litros, em gasolina equivalente, queda de 10,0% na comparação com o mesmo período de 2019. Tanto o consumo de etanol hidratado como o de gasolina apresentaram forte retração em abril, queda de 33,6% e de 28,8%, respectivamente, por causa dos impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, o volume consumido do biocombustível somou apenas 1,2 bilhão de litros e 2,27 bilhões de litros referente ao fóssil.

Em abril, as empresas da Região Centro-Sul comercializaram com as distribuidoras 1,1 bilhão de litros de etanol hidratado combustível, queda de 37,8% no volume em comparação com abril de 2019. A comprovação da forte retração na demanda sentida pelas unidades produtoras evidencia a necessidade de soluções estruturadas para o enfrentamento da crise. A criação de uma linha de financiamento usando os estoques como garantia é uma solução de mercado que pode evitar o agravamento da situação financeira do setor. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.