ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jun/2020

Açúcar: futuros em alta com ajustes de posições

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta segunda-feira (1º/06) na Bolsa de Nova York, ampliando os ganhos da sessão anterior. Embora tenha operado no campo negativo em parte da sessão, o vencimento julho, o mais negociado, inverteu o sinal e encerrou com ganho de 9 pontos (0,82%), cotado em 11,00 centavos de dólar por libra-peso.

Os preços devem continuar oscilando no intervalo de 9,00 a 11,00 centavos de dólar por libra-peso no curto prazo, enquanto a perspectiva de maximização na produção de açúcar persistir no Brasil. As cotações do açúcar refletem um movimento de ajuste de posições, após o levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), divulgado na sexta-feira (29/05), ter mostrado que fundos de investimento aumentaram suas apostas na alta dos preços de açúcar na semana encerrada em 26 de maio.

Além disso, os contratos foram contaminados pelo otimismo do mercado financeiro global com a reabertura econômica dos principais países exportadores após a pandemia do novo coronavírus. Isso pode significar uma retomada no consumo de combustíveis, levando as usinas brasileiras a reverterem o processo de aumento na produção de açúcar em detrimento do etanol. Essa perspectiva pode sustentar os preços globais do açúcar, mas, mesmo que as usinas reduzam o fornecimento, um grande excesso de açúcar provavelmente permanecerá, pesando os preços este ano.