ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Mai/2020

Etanol: preço sustentado com aumento da demanda

Em São Paulo, o mercado de etanol registra novas valorizações. A maior presença de compradores e a continuidade da postura firme dos vendedores dão sustentação aos preços. As altas no mercado de São Paulo também se refletem nos demais Estados da Região Centro-Sul. Do lado das usinas, o anúncio feito pela Petrobras, indicando o terceiro reajuste positivo no preço da gasolina em maio, de 12% nas refinarias, fez com que parte dos vendedores elevasse os valores do etanol.

Ressalta-se que a medida tomada pela Petrobras visa diminuir a defasagem entre os preços doméstico e internacional. Quando à demanda, distribuidoras de diferentes portes estão adquirindo novos volumes para repor seus estoques, estando ativas no mercado spot. Observa-se que a dispersão de preços entre as principais regiões produtoras de São Paulo está relativamente pequena e que as cotações apresentam um comportamento altista. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado combustível está cotado a R$ 1,4348 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), aumento de 2,99% nos últimos sete dias.

O volume captado de etanol hidratado nos últimos sete dias registra alta de 70%. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 1,5808 por litro (sem PIS/Cofins), avanço de 2,49% no mesmo comparativo. Quanto ao volume de anidro captado, há forte aumento de 71,7% nos últimos sete dias. Inclusive alguns negócios estão sendo direcionados para fora do estado de São Paulo (Rio de Janeiro e Região Sul do Brasil). Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.