ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mai/2020

Açúcar: quarentenas pressionam os preços globais

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (07/05) pela Organização Internacional do Açúcar (OIA) em seu relatório mensal, os preços do açúcar no mercado mundial permaneceram fracos durante abril, com as medidas de distanciamento social determinadas pelos governos de vários países para minimizar o impacto da Covid-19 influenciando mudanças nos padrões de consumo da commodity e de outros produtos. A demanda do consumidor é a área mais visível de impacto na economia açucareira, mas mudanças nas perspectivas de produção, intenções de plantio e comércio global também são possíveis. O relatório continua com foco em questões ligadas aos fundamentos do mês, embora a pandemia de coronavírus tenha provocado impacto significativo nos mercados e a economia global como um todo.

A primeira avaliação global do impacto nos mercados de açúcar e etanol será publicada no relatório trimestral, ao fim deste mês. A direção dos preços também no mês passado sofreu ainda influência de fatores macroeconômicos. A paridade do preço do petróleo por meio do etanol é um exemplo, já que desvalorizou várias moedas em relação ao dólar e levou a um aumento na posição especulativa de vendida em termos líquidos, já considerado o desconto dos comprados no mercado. O barril passou por uma drástica redução de valor e os contratos futuros do tipo WTI chegaram a ser comercializados no terreno negativo, indicando que os compradores estavam pagando para que os vendedores permanecessem com o produto em mãos por causa da falta de armazéns para estoque.

Os dados apontam para um aumento da posição líquida vendida dos fundos de hedge para 75.897 lotes em 28 de abril ante um saldo líquido de 17.929 lotes no fim de março. Essa variação líquida de 57.968 lotes foi obtida por meio da redução dos comprados (incluindo a posição de spread) em 53.712 lotes, adicionando apenas 4.256 lotes de novos contratos com posição vendida. Especuladores que não são discriminados venderam 19.563 lotes adicionais durante abril. Isso dá um balanço agregado de 77.531 lotes para o lado de venda durante o período de quatro semanas. Os preços futuros caíram 1,08 centavo de dólar por libra-peso no mês passado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.