ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Abr/2020

Etanol: preços sobem após 5 semanas de recuos

Em São Paulo, depois de caírem com certa força por cinco semanas consecutivas, os preços do etanol hidratado estão em alta nos últimos sete dias. O impulso vem do reaquecimento da demanda, tendo em vista que muitos agentes realizaram a reposição de estoques. Inclusive, o número de negócios efetivados e o volume de etanol hidratado captados nas usinas do Estado cresceram de maneira expressiva no período, quase dobrando de uma semana para outra. Este foi o segundo período seguido de avanço no total negociado pelas unidades.

Apesar das orientações de isolamento por parte do governo, o feriado de Páscoa parece ter dado sustentação aos preços. Na semana passada, o fluxo de produtos de outros grandes produtores nacionais de etanol, especialmente de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para bases paulistas foi grande. Isso se deu em função dos aumentos diários de preços do biocombustível em São Paulo nos últimos sete dias, o que fez com que o valor final do produto naqueles Estados somado ao frete de transferência até Paulínia (SP) e Guarulhos (SP) ainda fosse vantajoso.

Em São Paulo, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado, está cotado a R$ 1,3990 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), elevação de 7,21% nos últimos sete dias. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ é de R$ 1,5871 por litro (sem PIS/Cofins), pequeno aumento de 0,3% no mesmo comparativo. A possibilidade de novos cortes na produção de petróleo resultou em fortes altas nas cotações da commodity na semana passada. Esse contexto deu certo ânimo para alguns produtores brasileiros de etanol, já que a gasolina é concorrente direta do biocombustível. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.