ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Abr/2020

Etanol: cenário é desafiador para o setor este ano

Segundo o Itaú BBA, as perspectivas são desafiadoras no segmento de etanol, diante da redução da demanda provocada pela desaceleração da economia, que se agrava ainda mais no período de isolamento social, e também pelos baixos preços do petróleo. Por mais que um acordo entre Rússia e a Opep ocorra, o espaço para grandes altas dos preços da commodity é limitado pelo cenário de recessão global. Essa redução do consumo traz grandes desafios para os distribuidores e para as usinas.

As principais distribuidoras anunciaram que poderá haver uma queda das compras de etanol sob a justificativa de demanda retraída e de que a tancagem pode estar próxima da capacidade. Isso coincide com o período de início de safra em que as usinas, geralmente, maximizam a produção de etanol. O ponto de atenção para as próximas semanas está relacionado à duração da paralisação e quais serão as consequências no consumo do ciclo Otto (veículos a gasolina e a álcool), bem como os impactos gerados no fluxo de caixa das usinas no começo da safra.

Outro fator importante é a logística do setor, considerando que a produção açucareira deverá ser maior e poderá haver competição com os grãos no escoamento até os portos. Isso pode provocar impacto na velocidade de embarques e, consequentemente, prejudicar o fluxo de caixa das empresas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.