ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mar/2020

Etanol: abastecimento recua com o coronavírus

O abastecimento nos postos de combustíveis em São Paulo e Rio de Janeiro caiu pelo menos 20% nos últimos dias por conta do coronavírus. Segundo representantes dos sindicatos dos dois Estados, a queda pode ser ainda mais acentuada à medida que as empresas e as instituições vão parando para evitar maior contaminação por recomendação do Ministério da Saúde. A preocupação é grande, pois os primeiros dois dias já mostram uma queda entre 20% e 25% nos postos de São Paulo. Não há trânsito na capital. Menos carros rodando, como ocorre no período de férias escolares, significa menor faturamento e maior despesa.

Segundo o Sincopetro (sindicato que reúne 8.200 postos e 180 mil funcionários no Estado de São Paulo), o setor, que já não tinha muita reserva para queimar, pode passar por dificuldades. No Rio de Janeiro, o movimento nos postos também caiu 20% nos últimos dias. Com as pessoas deixando de circular, a queda nas vendas deve ser brutal. Vários revendedores já informam dificuldades. A tendência no abastecimento é piorar à medida que novos casos de contaminação pelo coronavírus vão aparecendo.

Entre as medidas para evitar o aumento da transmissão entre os funcionários dos postos está sendo o adiantamento das férias e o revezamento no trabalho. Para o consumidor, os postos aumentaram o cuidado com a higienização dos equipamentos, inclusive das máquinas de cartão de crédito/débito. Como o estoque de combustível continua elevado, com a redução do número de consumidores nos postos, os estabelecimentos ainda não repassaram a queda no preço do produto anunciada recentemente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.