ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Mar/2020

Açúcar: possibilidade de queda nos preços globais

O produtor de açúcar deve ficar atento às oportunidades para se proteger de possíveis quedas das cotações para níveis que possam comprometer a rentabilidade. O cenário ainda é positivo para os preços do açúcar que, quando convertidos em Reais, ainda oscilam em níveis remuneradores, em cerca de R$ 1.500,00 por tonelada. No entanto, há riscos que podem afetar as cotações.

O primeiro deles diz respeito à intensidade e duração dos efeitos do coronavírus sobre o fluxo comercial de produtos e também sobre a taxa de crescimento da economia, que pode provocar impacto na demanda mundial do açúcar. Isso pode reduzir ainda mais os preços do petróleo e, consequentemente, diminuir a atratividade da produção de etanol na próxima safra. Pode haver um aumento da oferta de açúcar vindo do Brasil, reduzindo o tamanho da projeção de déficit global.

Outro ponto de atenção é o cenário de maior stress. Os fundos especulativos, que têm uma posição líquida comprada pesada (ao redor de 160 mil contratos), podem ser obrigados a liquidar posições e pressionar as cotações na Bolsa de Nova York. Além disso, caso os temores com o coronavírus se arrefeçam, a taxa de câmbio pode voltar a se valorizar. Isso comprometeria as precificações em Reais, principalmente, das safras futuras, que é justamente onde a curva na Bolas de Nova York cedeu mais significativamente.