ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Mar/2020

Açúcar: relação estoques/consumo deverá recuar

De acordo com o relatório trimestral da Organização Internacional do Açúcar (OIA) divulgado na sexta-feira (28/02), a relação entre estoque e consumo final de açúcar deverá ser diminuída de 53,84% para 48,01% da safra 2018/2019 para a atual. Se a estimativa for confirmada, este será o menor índice desde a temporada 2011/2012. Um déficit global maior indica um movimento fundamental em direção a um aumento na redução dos estoques globais.

A estimativa atual implica em uma redução de 9,070 milhões de toneladas dos estoques, quase igualando o recorde registrado em 2008/2009. O preço médio do açúcar ficou em torno de 18,00 centavos de dólar por libra-peso. Desde o Outlook trimestral anterior divulgado em novembro, os valores do mercado mundial aumentaram quase 20%.

Todos os indicadores de mercado atuais: déficit de produção em relação ao consumo, déficit comercial, fortalecimento do prêmio para açúcar refinado e da posição comprada dos fundos de hedge, apoiam a continuação dessa tendência. Um retorno ao equilíbrio pode ser considerado no caso de haver exportações adicionais da Índia, por meio de liberações de estoque, ou disponibilidade adicional de açúcar no Brasil, em vez de etanol. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.