ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Ago/2019

Açúcar: 58,2% das exportações fixadas por usinas

As fixações do açúcar da safra 2019/2020 pelas usinas até o final de junho na Bolsa de Nova York são estimadas em 11,22 milhões de toneladas. A fixação na safra atual tem preço médio de R$ 1.159,00 por tonelada FOB. Essa posição representa 58,2% do total previsto para ser movimentado em exportações do Brasil durante o período, bem abaixo de igual posição do ano passado, de 68,5%.

O volume de rolagem por parte das usinas, apostando em melhora do açúcar, é um dos motivos do menor percentual de fixação dos últimos oito anos. A desaceleração na fixação de preços mostra que muitas usinas deixaram de fixar o açúcar em função de uma melhor remuneração do etanol hidratado no mercado interno, que deixa a decisão de produzir açúcar e fixar mais para adiante.

No entanto, a combinação de crise externa, que pode provocar a queda dos preços do petróleo, e a contínua fraqueza do mercado físico de açúcar, podem desconsiderar os fundamentos construtivos do açúcar e provocar venda (fixação) movida pelo pânico. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.