18/Jun/2019
O Brasil está perdendo espaço, tanto em açúcar como em etanol, no mercado asiático, uma região dinâmica e com crescimento de consumo. Desde 2009/2010, as exportações brasileiras para países da Ásia de açúcar bruto recuam 1% ao ano as de etanol caem 11% ao ano. Os recuos ocorrem porque os derivados de cana-de-açúcar são produtos que dependem de ações do governo, tanto no mercado local como nos de importadores. No etanol, o Brasil deixou de exportar por uma política equivocada nos anos passados, que freou a oferta e o País passou a ser importador.
No açúcar, o Brasil perde porque não há política pública e existem imensas barreiras comerciais. Para piorar, a queda nas exportações de açúcar brasileiro foi ocupada por países asiáticos, ou vizinhos, como Tailândia e Austrália, mais próximos aos consumidores e com acordos comerciais com todos os países da Ásia. O foco do Brasil precisa ser a Ásia, grande região consumidora, e, para isso, é preciso a presença física qualificada no continente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.