ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Mai/2019

Etanol: relação está mais vantajosa para o açúcar

Em São Paulo, com a estabilidade do preço do açúcar cristal no mercado spot neste início de moagem e com as frequentes desvalorizações dos etanóis hidratado e anidro, a relação entre esses produtos está ainda mais vantajosa para o açúcar. Nos últimos sete dias, o açúcar remunerou 39% mais que o etanol hidratado, contra 34% na semana anterior (de 29 de abril a 3 de maio). No caso do etanol anidro, o açúcar apresenta vantagem de 23% nos últimos sete dias, acima dos 20% do período anterior. Entre os dois etanóis, o anidro remunerou 13% mais que o hidratado nos últimos sete dias, pouco acima do verificado na semana anterior (12%).

Na parcial de maio, o Indicador CEPEA/ESALQ açúcar cristal acumula alta de 0,86% no estado de São Paulo, enquanto os Indicadores CEPEA/ESALQ do hidratado e do anidro acumulam quedas de 13,2% e de 5,27%. Nos últimos sete dias, especificamente, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado (São Paulo, sem ICMS e sem PIS/Cofins), está cotado a R$ 1,6109 por litro baixa de 2,93%. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 1,9416 por litro (sem PIS/Cofins), recuo de 1,61% no mesmo comparativo.

No período, algumas usinas ofertaram de forma expressiva, devido à necessidade de “fazer caixa”. Com isso, os preços registram queda, mesmo com outras unidades se mantendo firmes nos valores de venda. Esses vendedores, inclusive, estão retraídos do mercado, alegando que as cotações estão num patamar pouco atrativo. A demanda, por sua vez, segue firme. Vale lembrar que o etanol hidratado segue vantajoso frente à gasolina C, com a relação entre os preços desses combustíveis abaixo dos 70% nos postos de São Paulo. Na semana passada, a relação esteve em 66,9%. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.