ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Dec/2025

Clima favorável às lavouras de arábica e robusta

Até este último final de semana, o volume de chuva em muitas regiões produtoras de café arábica até era considerado satisfatório, mas alguns produtores ainda estavam aguardando maiores quantidades para garantir um bom desenvolvimento da safra 2026/2027. Em casos mais isolados, as altas temperaturas vinham gerando certas preocupações. No entanto, boas quantidades de chuvas vêm sendo registradas em muitas regiões nesta semana, trazendo otimismo aos cafeicultores, à medida que isso tende a favorecer o potencial produtivo da nova temporada.

Para o robusta, apesar de um período mais seco que prejudicou o início da safra, chuvas no norte do Espírito Santo, onde se concentra a maior parte da área da variedade, têm ocorrido em volumes maiores que os observados nas regiões produtoras de arábica. Isso tem gerado expectativas positivas entre cafeicultores. Para esta semana, a Climatempo prevê novas precipitações no cinturão cafeeiro, especialmente até esta quarta-feira (10/12), o que intensifica o otimismo entre agentes do setor.

Dados divulgados neste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a produção da safra 2025/2026 alcançou 56,5 milhões de sacas de 60 Kg, aumentos de 4,3% em relação a 2024 e de 2,5% frente a 2023, mas ainda abaixo do necessário para que os estoques voltem a ficar confortáveis. As estimativas para a próxima safra 2026/2027 devem ser divulgadas pela Conab em janeiro de 2026, mas os cafeicultores se mostram mais otimistas. Além de se tratar de uma temporada de bienalidade alta, agentes indicam que as condições climáticas, mesmo com alguns dias com menor volume de chuva em novembro, estão melhores que as observadas em safras anteriores. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.