ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Oct/2025

Setores do café e carne esperam exclusão do tarifaço

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) demonstraram otimismo cauteloso com a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, nesta quinta-feira (16/10), em Washington, para tratar das tarifas impostas pelo governo Trump. O Cecafé foi informado pela National Coffee Association (NCA) de que o café brasileiro está no topo da lista de produtos cotados para exclusão do tarifaço. Na reunião na Casa Branca, foi mencionado que o café é o primeiro produto.

Tem vários, incluindo as carnes, mas o café é o primeiro da lista. A pressão aumentou após a inflação do café em agosto ter ficado nove vezes acima da inflação média dos Estados Unidos. Não fechou ainda setembro e tem um feriado de Ação de Graças chegando. Então, vai ser maior ainda os repasses de preços. A Abiec também relatou expectativas positivas e afirmou que empresários brasileiros com operações nos Estados Unido têm participado de conversas na Casa Branca. As informações são de que a carne realmente está para entrar na lista de exceções. É uma necessidade dos Estados Unidos, que enfrentam alta de quase 15% nos preços da carne neste ano.

Grandes redes de fast food, como McDonald’s, Burger King e Wendy’s, pressionam o governo norte-americano por acesso à carne brasileira. O setor está otimista, evitando contaminação política, que não traz benefício para ninguém. O governo brasileiro leva a carne como prioridade nas tratativas. As cadeias da carne e do café seguem alinhadas pela solução técnica do impasse. As negociações precisam permanecer no campo empresarial e econômico para evitar ruídos políticos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.