05/Jun/2025
Estão abertas as inscrições para o 35º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Cafeicultores podem, até 19 de setembro, enviar amostras e concorrer ao tradicional prêmio da illycaffè, que reconhece os melhores cafeicultores do Brasil. Como nas edições anteriores, serão aceitos apenas cafés da espécie arábica, nos processos Natural, Descascado ou Despolpado. O prêmio reconhece os melhores grãos em duas categorias: Nacional e Regional. Para participar, o produtor deve se inscrever e enviar amostras da safra atual.
Na Categoria Nacional do Prêmio Ernesto Illy serão selecionados 40 finalistas. Os três primeiros colocados ganharão uma viagem internacional para participar do 11º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, em 2026, além de prêmios em dinheiro e diplomas. Na Categoria Regional, serão premiados os dois melhores cafeicultores de cada um dos 10 Estados/Regiões, sendo eles: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas); São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos recebem prêmios em dinheiro e diplomas.
As amostras são avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè e da Experimental Agrícola do Brasil, que analisam critérios como aspecto, cor, tipo, peneira, teor de umidade, torração e qualidade da bebida, incluindo degustação para espresso. Durante o período de inscrições, os produtores que tiverem lotes aprovados poderão negociá-los com a Experimental Agrícola do Brasil.
A ficha de inscrição e o regulamento completo para o 35º Prêmio estão disponíveis no site do Clube illy do Café. A illycaffè, empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, produz exclusivo blend de café 100% arábica. Todos os dias, mais de 10 milhões de xícaras de café illy são servidas em cafés, restaurantes e hotéis, em lojas próprias, em casa e no escritório, em mais de 140 países ao redor do mundo. Fonte: Broadcast Agro.