ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Mar/2025

Arábica: preços oscilam no início do mês de março

Depois de renovarem os recordes reais em fevereiro, os preços do café arábica têm registrado fortes oscilações neste começo de março. Esse cenário está atrelado aos cenários climático e produtivo no Brasil, aos estoques bastante justos e à volatilidade no mercado internacional. Na Bolsa de Nova York, o contrato Maio/2025 do café arábica está cotado a 384,00 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 2,74% frente ao encerramento de fevereiro. No entanto, o contrato atingiu 409,95 centavos de dólar por libra-peso no dia 5 de março, perdendo 2.595 pontos nos três pregões seguintes.

Essa baixa se deve à realização de lucros por parte de agentes que operam no mercado futuro, que vendem seus contratos após os vencimentos passarem por fortes valorizações. Os produtores estão atentos e preocupados com as atuais temperaturas elevadas no Brasil e muitos estão à espera de chuvas neste mês. O clima quente e seco pode prejudicar a qualidade e a produtividade da safra 2025/2026. Ressalta-se que algumas regiões brasileiras já registram algumas semanas sem chuvas.

as regiões de arábica, as altas temperaturas também preocupam os cafeicultores, que temem que o desenvolvimento da safra seja prejudicado, assim como verificado em boa parte da temporada anterior. De acordo com a Climatempo, em Varginha, no Sul de Minas (MG), deve chover 31,1 mm de 10 a 16 de março. Em Patrocínio, no Cerrado Mineiro (MG), o volume pode somar 30,7 mm. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto em São Paulo, está cotado a R$ 2.525,06 por saca de 60 Kg, queda de 3,35% nos últimos sete dias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.