12/Mar/2025
Depois de renovarem os recordes reais em fevereiro, os preços do café arábica têm registrado fortes oscilações neste começo de março. Esse cenário está atrelado aos cenários climático e produtivo no Brasil, aos estoques bastante justos e à volatilidade no mercado internacional. Na Bolsa de Nova York, o contrato Maio/2025 do café arábica está cotado a 384,00 centavos de dólar por libra-peso, com alta de 2,74% frente ao encerramento de fevereiro. No entanto, o contrato atingiu 409,95 centavos de dólar por libra-peso no dia 5 de março, perdendo 2.595 pontos nos três pregões seguintes.
Essa baixa se deve à realização de lucros por parte de agentes que operam no mercado futuro, que vendem seus contratos após os vencimentos passarem por fortes valorizações. Os produtores estão atentos e preocupados com as atuais temperaturas elevadas no Brasil e muitos estão à espera de chuvas neste mês. O clima quente e seco pode prejudicar a qualidade e a produtividade da safra 2025/2026. Ressalta-se que algumas regiões brasileiras já registram algumas semanas sem chuvas.
as regiões de arábica, as altas temperaturas também preocupam os cafeicultores, que temem que o desenvolvimento da safra seja prejudicado, assim como verificado em boa parte da temporada anterior. De acordo com a Climatempo, em Varginha, no Sul de Minas (MG), deve chover 31,1 mm de 10 a 16 de março. Em Patrocínio, no Cerrado Mineiro (MG), o volume pode somar 30,7 mm. O Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto em São Paulo, está cotado a R$ 2.525,06 por saca de 60 Kg, queda de 3,35% nos últimos sete dias. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.