05/Feb/2025
O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) estima que 1,826 milhão de sacas de 60 Kg café, volume correspondente a 5.534 contêineres, ficaram armazenadas nos portos sem conseguir embarque em 2024. Entraves logísticos nos portos causaram um prejuízo de R$ 9,208 milhões aos exportadores de café apenas em dezembro, devido a custos extras com armazenagens adicionais, detentions, pré-stacking e antecipação de gates. De junho (quando o Cecafé iniciou o levantamento) a dezembro de 2024, o prejuízo acumulado dos exportadores somou R$ 51,540 milhões.
Observa-se elevados e constantes atrasos e alterações de escala de navios para exportação, além de frequentes rolagens de cargas. Levando em consideração um preço médio Free on Board (FOB) de exportação de US$ 304,25 por saca de 60 Kg (café verde) e a média de R$ 6,09 do dólar em dezembro/2024, o não embarque desse café implica que o Brasil deixou de receber, nos 12 meses do ano passado, US$ 555,62 milhões, ou R$ 3,387 bilhões, como receita cambial. O Cecafé, junto a outras entidades do comércio exterior, tem conversado com autoridades públicas para buscar soluções que minimizem os prejuízos aos exportadores e melhora na estrutura dos portos.
Na semana passada, o Comitê Logístico do Cecafé se reuniu com a Autoridade Portuária de Santos (APS). A APS vem acompanhando a questão dos atrasos, monitorando as informações que o Cecafé divulga mensalmente, bem como está empenhando esforços para melhorias na estrutura portuária, como a projeção de investimentos na terceira via da Rodovia Imigrantes, o aprofundamento do calado com a concessão do canal e o leilão do TECON10, que deverá ocorrer no segundo semestre. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.