02/Dec/2024
Segundo o Commerzbank, a alta nos preços internacionais do café pode continuar ou terminar abruptamente, assim como ocorreu com o cacau no começo do ano. O fato de os estoques de café na ICE (Intercontinental Exchange) terem subido para o nível mais alto desde junho de 2022 e mais que triplicaram desde o início do ano não condiz com a alegada escassez de oferta, que impulsiona o preço do grão. Além disso, a tendência de alta pode ser limitada caso a demanda enfraqueça com o nível elevado dos preços e se a próxima colheita no Brasil for melhor do que o esperado.
O preço do arábica aumentou cerca de 75% desde o início no ano, atingindo o maior nível em 47 anos. O avanço nas cotações acelerou em novembro, em uma tendência similar à que ocorreu com o cacau, inclusive por razões semelhantes. No caso do cacau, foram as colheitas ruins nos dois principais produtores, Costa do Marfim e Gana. No caso do café arábica, é a preocupação com uma colheita ruim no Brasil, maior produtor do mundo, no próximo ano, por causa da seca, após a colheita deste ano já ter sido menor do que o inicialmente esperado.
Há relatos de que cafeicultores do Brasil estão segurando as vendas futuras da próxima safra, na expectativa de preços ainda mais altos. Junto a isso, dois comerciantes brasileiros de café teriam enfrentado dificuldades de fluxo de caixa em virtude do aumento dos preços e falhas nas entregas, o que causou nervosismo adicional. Apesar de não citar nomes, a referência é, possivelmente, ao pedido cautelar de proteção contra credores da Atlantica Coffee e da Cafebras, do Grupo Montesanto Tavares.
Além disso, há relatos de escassez da variedade robusta, que subiu para a máxima em 50 anos em setembro e superou este nível. Também há preocupações de que a colheita no Vietnã, o maior produtor mundial de variedade, que começou em outubro, possa ser menor em virtude da seca nos meses anteriores e das chuvas intensas no início da colheita. A possibilidade de substituição do arábica pelo robusta é limitada, especialmente porque a relação de preços entre as duas variedades de café já diminuiu significativamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.