ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2024

Preços devem se manter voláteis com incertezas

Segundo o Rabobank, o ambiente é de incertezas no mercado de café, o que tem levado muitos produtores a optarem por vender apenas o necessário para entender melhor a situação, limitando assim a oferta de café no mercado. No curto prazo, espera-se mais volatilidade nos preços da commodity. Após uma florada excepcional na maioria das regiões produtoras de café arábica do Brasil, a incerteza quanto ao pegamento dessa florada causa grandes preocupações sobre o potencial produtivo para a próxima safra 2025/2026, especialmente considerando o longo período seco e quente que afetou as regiões produtoras de café arábica em 2024.

Além disso, dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam estoques de passagem muito baixos em 2024/2025, cerca de 1,2 milhão de sacas de 60 Kg de café que, associados à incerteza sobre a próxima safra brasileira e às tensões geopolíticas (como no Mar Vermelho, potenciais tarifas nos Estados Unidos e a lei antidesmatamento da União Europeia - EUDR) tornam-se vetores de valorização. Em novembro, a relação de troca atingiu seu menor nível nos últimos 13 anos (desde o início da análise do Rabobank).

Agora, são necessárias 1,3 sacas de 60 Kg de café verde para comprar 1 tonelada de fertilizante (mistura 20-05-20). Essa relação é 47% menor do que no ano passado, quando eram necessárias 2,4 sacas de 60 Kg de café. O aumento significativo dos preços do café nas últimas semanas, juntamente com os preços baixos dos fertilizantes em virtude da menor demanda, tem favorecido a relação de troca. Vale destacar que a escalada dos conflitos entre Ucrânia e Rússia representa um risco para o aumento dos preços dos fertilizantes. Até o momento, o mercado ainda não reagiu. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.